Top 5 Clássicos da Literatura Americana
Aqui estão alguns nomes muito importantes que ajudaram a contar a história e narrar um pouco da sociedade em cada época.
5º A Letra Escarlate:
Do autor Nathaniel Hawthorne a obra foi escrita no início da formação dos Estados Unidos e publicado pela primeira vez em 1850. Na trama uma moça que é considerada adúltera pela sociedade que recebe uma pena leve (pois o adultério era punido com morte naquela época), sendo obrigada a carregar a letra "A" em sua veste na altura do peito. Desse crime nasce Pearl e a jovem moça Hester Prynne enfrenta a luta diária do isolamento e cria sozinha sua filha sem revelar a identidade de seu amante.
4° Rip Van Winkle
Um conto de Washington Irving e publicado em 1819, é a mais conhecida das lendas americanas escrito durante um período de Irving na Inglaterra onde relata os tempos antes e após a revolução norte-americana. Conta que um homem, fugindo à sua esposa má, corre para uma floresta. Depois de muitas aventuras, põe-se a descansar sob uma árvore umbrosa e adormece.Vinte anos depois, ele acorda e decide regressar à sua aldeia. Ele mete-se logo em dificuldades quando ovaciona George III, não sabendo, no entanto, que se tinha realizado a revolução e que já não se devia saudar a monarquia.
3º O Grande Gatsby O livro conta sobre o protagonista que é um generoso e misterioso anfitrião que costuma receber em sua exuberante mansão seus convidados para dar as festas mais extravagantes. O narrador é é um aristocrata falido, Nick Carraway, que vai a Nova York trabalhar como corretor de títulos. Lá, convive com sua prima, Daisy, por quem Gatsby é apaixonado, o marido dela, Tom Buchanan, e a golfista Jordan Baker. Todos eles são integrantes da aristocracia tradicional. Publicado em 1925, como todo clássico, a obra traz à tona acontecimentos do momento, onde, o jazz é o estilo musical que está em alta, a riqueza e o luxo rodeiam o cenário, o gim é a bebida do momento e o sexo é uma obsessão americana. Como principal elemmeto do drama, assim como em outros livros de Fitzgerald, está o dinheiro. Mas obsessão amorosa de Gatsby por Daisy se contrasta ao materialismo do sonho americano, traduzido exclusivamente em riqueza.
2º As Aventuras de Huckleberry Finn
Essa obra não é considerada pelos críticos "alta literatura", mas tem uma história muito bacana, através do ponto de vista de um garoto.
Um menino que sofre muito por seu pai ser um alcoólatra inveterado, que não o deixa em paz. Depois de se aliar a Tom Sawyer, ele é adotado pela viúva Douglas, que tenta educá-lo e civilizá-lo juntamente com a Miss Watson. Contudo, Finn tem um espírito livre e não aceita a educação e os bons modos que a viúva quer lhe dar. Seu pai aparece e o leva de volta. Seu desejo é fugir, mas sabe que sua única alternativa é voltar a viver com a viúva, o que Finn não quer. Então, ele forja a própria morte e escapa pelo rio Mississipi numa jangada em busca de liberdade, ele atraca em uma ilha e encontra Jim, o escravo de Miss Watson, e quase o mata do coração, já que era tido como morto. Ele convence o escravo, que também está fugindo, de que não é um fantasma e assim, os dois se unem, acabam se tornando amigos e vivem muitas situações engraçadas e perigosas.
1º Farenheint 451
O livro conta a história de um bombeiro que tem trabalho de queimar livros: ateia fogo em cada casa e, às vezes, pessoas que possua pelo menos um livro escondido.
Isso porque foi determinado que os livros são perigosos instrumentos de disseminação da discórdia, uma forma de levar a sociedade ter idéias e questionar as coisas.
A vida dele sempre pareceu muito boa, mesmo que sua esposa Mildred só estivesse preocupada em interagir com a família… Virtual. E através das belas e gigantescas telas que todos têm nas paredes de casa.
Em um dia comum, voltando do trabalho, Clarisse McClellan atravessa seu caminho e, com comentários e questionamentos diretos, muda sua vida de forma irreversível. A jovem tem autonomia ao pensar e emitir opiniões, algo muito incomum, e a simplicidade com que ela enxerga as coisas ao seu redor deixa Guy irriquieto e desconcertado. A partir daí, ele começa a mudar seus pensamentos em relação ao seu modo de vida.
Esta foi uma breve lista de obras muito interessantes que nos ajudam a conhecer um puco mais da história americana. Eu vou ficando por aqui.. até a próxima!